segunda-feira, 8 de maio de 2017

[HISTÓRIA] Dia Nacional da Cachaça - 13 de Setembro


     Marvada, aguardente, caninha, pinga, branquinha... esse são alguns nomes dados à única bebida 100% brasileira: a Cachaça! Só no dicionário Houaiss existem 422 sinônimos/apelidos para a bebida genuinamente nacional. A melhor bebida do mundo tem muita história pra contar. Foi uma bebida que passou por diversas etapas até ser considerado um produto nacional. Mas vamos contar para você um pouco da história da sua bebida favorita:
    A Cachaça foi descoberta por volta de 1530, no início da Colonização. A produção de açúcar no Brasil era uma das grandes forças econômicas, proporcionando grandes engenhos movidos à mão-de-obra escrava.
     Os escravos, após a moagem da cana e a transformação do caldo em melaço e se retirava uma parte de caldo mais grosso: a cagaça, que possuia elevado nível de graduação alcoólica. Essa parte geralmente era dada aos animais e podemos dizer até que eles experimentaram a Cachaça antes de nós, seres humanos.
    Há teorias que dizem que com a mistura de dois tipos de cagaça e com a sua evaporação, algumas gotículas eram formadas no teto e pingavam nos escravos (daí o nome "pinga"). Esses pingos caíam nas costas dos escravos, que eram agredidos diariamente, e faziam as feridas dos mesmos arderem (daí o nome "aguardente").
    Também dizem que os escravos trabalhavam mais e melhor após experimentarem deste líquido.
    Durante o século XVII, alguns fazendeiros e produtores do destilado se uniram para brigar contra a proibição de comercialização e produção da bebida imposta pela coroa portuguesa, resultando na Revolta da Cachaça. O objetivo da coroa portuguesa era substituir a Cachaça pela bagaceira, uma bebida típica europeia. Mas finalmente, no dia 13 de setembro de 1661, a fabricação e a venda da cachaça foram liberadas.
    Por isso, em 2009 na ExpoCachaça (realizada em Belo Horizonte/MG), o Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac) resolveu celebrar todo dia 13 de Setembro o Dia Nacional da Cachaça!
    Além de ser uma bebida sensacional e tradicionalíssima no Brasil, a Cachaça tem muita história pra contar.

Vamos espalhar a Cultura Cachaceira pelos 4 cantos do país!

Fonte: http://www.opovo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário