segunda-feira, 20 de março de 2017

[DICAS] 5 Dicas Para Degustar Cachaça Como Um Sommelier


   Para quem não sabe, sommelier é o profissional responsável pela análise de bebidas desde a cachaça até o vinho e a cerveja. E para degustar cachaça como um profissional não é tão complicado assim, basta tempo, dedicação e...beber cachaça!


   Com diversas ligações de clientes dizendo ter dificuldades em diferenciar os gostos e não sabendo como degustar de formar correta uma cachaça, citamos aqui algumas dicas que vão ajudar você a degustar cachaça como um profissional sem passar vergonha:


1. A pressa é inimiga da perfeição

   Para realmente entender e analisar o sabor e aroma da Cachaça é necessário não ser desesperado para beber. Degustar não é encher a cara e beber tudo. Degustar é uma arte que consiste em beber pouco e APRENDER muito! Procure saber mais do produto antes de experimentar, veja análise de especialistas, conheça os produtores e escreva tudo que notou na Cachaça.


2. Madeiras fazem (muita) diferença

   Nota-se que existem Cachaças mais escuras, mais claras... tudo isso porque algumas passam em madeiras antes de serem engarrafadas. E é de extrema importância que o produtor identifique na embalagem a madeira que a Cachaça descansou, até porque é o que vai influenciar sua escolha de madeira favorita.

3. Leia o rótulo da Cachaça

   No rótulo da Cachaça você encontra tudo sobre ela. De onde ela veio, qual madeira passou, quantos anos de envelhecimento, contato do produtor... Portanto, conhecer as mais de 4 mil marcas de Cachaças do Brasil te ajudará muito no processo de degustação.

   Ah, vale lembrar que uma das coisas mais importantes é saber de onde a Cachaça veio! Em cada região do Brasil a Cachaça é feita de um jeito (mais forte, mais fraca, tipo da cana e até modo de preparo) e nada melhor do que uma marvada do seu jeitinho.

4. Conheça os produtores, são os seus melhores amigos


   Ninguém vai conhecer melhor o produto do que quem produz ele. Faça amizade com produtores, visite fazendas, pesquise sobre como é feito a sua Cachaça favorita. Converse com os produtores e diga a eles o que acha do produto dele, desde o rótulo até o aroma e sabor (sendo sempre verdadeiro e imparcial).

5. Nunca esqueça de se hidratar: com água

  Beber água ajudará seu cérebro, fígado e rim a funcionar corretamente enquanto você faz a sua degustação. Afinal, beber um líquido de graduação alcoólica alta não é tão simples pro seu corpo quanto parece ser fácil pra você, rsrs.

E claro, se você quer realmente aprender a ser um sommelier você precisa ter a Cachaça! E aqui na Cachaçaria Nacional você encontra as melhores Cachaças artesanais do país com os melhores preços e condições. Vale a pena dar uma conferida no nosso site!


Nenhum comentário:

Postar um comentário