quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

[DICAS] 5 Dicas para Aprimorar sua Degustação de Cachaça

1. Faça um reserva financeira para "Expedições com a Cachaça"

Se você quer aprender coisas novas sobre Cachaça, você deve beber Cachaças diferentes das que você já está habituado. Muitas pessoas continuam bebendo sempre as mesmas ou Cachaças envelhecidas em uma única madeira como o Carvalho, ou até mesmo só a branquinha. Isso é como comer arroz e feijão todos os dias pelo resto de sua vida. Isso faz com que você não exponha seu paladar à sabores diferentes. Existem uma infinidade de tipos de Cachaças, tipos de cana-de-açúcar, tempos de envelhecimento em madeiras diferentes, forma de se produzir Cachaças diversas. Portanto, reserve um pouco do dinheiro que você gastaria em Cachaça e dê a si mesmo a oportunidade de enriquecer seu paladar e provar algo inteiramente novo a cada semana.


2. Deguste mais de uma Cachaça de uma vez 

O ser humano interpreta melhor com comparações. Se você fosse uma criança tentando entender uma cor como a amarela, mas se só visse amarelo à sua frente, não seria fácil. Mas se alguém mostrasse à você o que é a cor amarela e a cor verde ao mesmo tempo, você saberia e entenderia o que é a amarela. Com as bebidas, em especial a Cachaça, funciona da mesma forma. A vantagem de ser um profissional da área é que temos a possibilidade de provar e comparar várias Cachaças ao mesmo tempo. Para aprender mais rapidamente sobre Cachaça, tente abrir duas ao mesmo tempo de cada vez e as compare. A vantagem da Cachaça é que não é perecível e não vai estragar se abrir duas ao mesmo tempo. Faça isso e vá formando o seu paladar e descobrindo as nuances que mais gosta.

3. Saboreie a Cachaça e não engula rapidamente 

Geralmente quando tomamos um medicamento, engolimos rapidamente para não sentirmos o gosto do remédio. Se você fizer isso com a Cachaça, te garanto que você não vai prová-la ou sequer entender algo sobre ela. Para descobrir tudo sobre ela, você tem que mantê-la em sua boca, apurando seu paladar, por no mínimo 3 a 4 segundos. Só assim sentirá os gostos de doce, azedo, salgado, amargo, adstringente, dentre outros e vai registrá-los. Sem contar que descerá bem mais macia.

4. Anote sobre as Cachaças que degustou 

Com as inúmeras Cachaças que temos e possivelmente provaremos, é impossível lembrar de todas. Se você não disser para si mesmo qual é o gosto da Cachaça ou escrever suas impressões pessoais sobre ela, você nunca vai realmente compreender nada sobre Cachaça. Escreva algo como: "Essa Cachaça tem o cheiro de "cana queimada" ", está de bom tamanho. Não se preocupe com o linguajar. Simplesmente anote para formar a sua memória de gosto de Cachaça.

5. Deguste Cachaças com outras pessoas 

Você pode treinar tênis contra uma parede, mas é indiscutivelmente melhor com outra pessoa. Degustar uma Cachaça com outra pessoa, principalmente se ela tiver um pouco mais de experiência, vai ajudar a melhorar suas habilidades de degustação, pois ela pode perceber um sabor que você não havia percebido. Todos temos percepções diferentes e também pontos fortes e fracos quando vamos degustar Cachaça. Degustar com outros vai abrir a sua mente para sabores que você não poderia ter experimentado ou descoberto sozinho. Sem contar que degustar acompanhado, sempre rende uma boa prosa!


3 comentários: